segunda-feira, 11 de abril de 2016

American Crime Story 1x9 – Manna from Heaven

“Esse caso virou um circo”


A partir dessa frase dita pelo Darden, dá para fazermos algumas observações sobre ela, que são muito interessantes para entender um pouco de tudo desse caso que alguns não entendem.

O princípio de tudo é, porque o caso virou um circo? Fácil, isso tudo foi uma jogada do advogado principal da defesa, Johnnie Cochran. 

Quando ele pegou o caso, a primeira pergunta que fez para OJ foi se ele era inocente, e o Juice negou. Ali Cochran se deu conta de que ele não poderia ter a ajuda do OJ, então ele decidiu que “teria que contar uma história melhor do que a da promotoria para o júri”. E foi isso, para poder contar sua história, ele teve de fazer várias coisas que não eram eticamente certas e algumas outras coisas “por baixo dos panos”. Um exemplo muito bom que dá para tirar desse episódio é a do detetive Fuhrman. O dream team desestabilizou completamente o policial, conseguiu criar uma imagem realmente negativa, inclusive chamando-o, indiretamente, de nazista (o que não é de se duvidar). A cena do Fuhrman entrando pela última vez no tribunal com TODO MUNDO (inclusive a promotoria) olhando para ele com uma cara de nojo, foi a melhor cena da série, até então. Foi espetacular. E acho que todos os espectadores também fizeram a mesma cara na hora em que a câmera se fixou nele. Méritos de quem? Johnnie Cochran. Da melhor arma da promotoria, ele tornou-se uma das principais razões pelas quais o júri pode votar a favor de inocentar OJ.


Com esses tipos de estratégias regidas todas pelo Cochran, o caso realmente acabou tornando-se num circo, e os palhaços eram os próprios principais envolvidos no caso: a defesa, promotoria e o juiz. 

E para que o caso virou um circo? Bom, mais óbvio ainda: inocentar OJ Simpson. Esta era a única forma para poderem sair das provas concretas que tinha contra o Juice, as provas eram consistentes demais e praticamente não havia defeito nelas, e com todo o mérito do Johnnie, até este episódio a defesa conseguiu, inacreditavelmente, reverter as posições e eles estarem a frente da promotoria. 

Em Manna from Heaven, Cochran tentou conseguir mais uma peça pro seu jogo que eram as fitas de gravação do detetive Fuhrman em que ele falava mal de todas as maneiras os negros, e os ofendiam profundamente, deixando claro o seu racismo.


Essas fitas era o ultimato da qual Cochran precisava para conseguir êxito no seu serviço. Entretanto, o juiz Ito liberou apenas duas frases de horas de gravação das fitas, o que deixou Johnnie muito revoltado, sendo essa uma das poucas fracassas dele no julgamento do século.

Bruno Barufi
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário