quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Graphic novel do conto A Bandeira do Elefante e da Arara será lançado em novembro

Foto: Divulgação
O escritor texano Christopher Kastensmidt é conhecido pelo seu conto ‘A Bandeira do Elefante e da Arara’, que foi indicado ao prêmio Nebula, considerado o Oscar da literatura fantástica, e por ser um dos idealizadores e organizadores da Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre. Carolina Mylius é ilustradora faz mais de dez anos, trabalhando principalmente na ilustração de livros e em empresas de design de games. 

Os dois artistas, que se conhecem desde 2005, estavam presentes na 4ª Multiverso Comic Con, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, em Porto Alegre. Enquanto Christopher participou do painel ‘Novidades dos eventos de Cultura Pop’ e de uma sessão de autógrafos; Carolina esteve falando sobre os ‘Mestres da colorização’. Entre uma agenda e outra dos convidados foi possível que eles falassem um pouco sobre o trabalho em comum da dupla: A adaptação para os quadrinhos do conto ‘A Bandeira do Elefante e da Arara’. 

Ilustração: Carolina Mylius
Kastensmidt, que é criador da série, conta que como já trabalha com games e outras mídias ele já havia pensado em fazer algum trabalho visual com esse conto. Desde então já são três anos produzindo esse projeto, mas somente agora em ritmo acelerado, graças a um projeto cultural que os artistas conseguiram entrar para publicar a graphic novel. Carol conta que já tinha alguma experiência com quadrinhos, mas que mesmo assim teve que praticar bastante para entrar na marcha que esse tipo de ilustração exige, e que teve como maior dificuldade pegar as referências visuais das cidades, pelo período histórico em que se passa o conto: 

- O Christopher teve que me emprestar vários livros que eu não tinha acesso e também tive que ir para a internet atrás dessa parte do visual. Mas também tem a parte de trabalhar o roteiro de um livro para o quadrinho, que é uma mídia diferente, e que o Christopher teve que fazer, então provavelmente ele ficou com a parte mais complicada. 

Ilustração: Carolina Mylius
O trabalho, que deve ser lançado em novembro, primeiramente em São Paulo e depois em Porto Alegre, tem em sua equipe a colorista Ursula Dorada. O projeto que se chama ‘A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito’ custará, em sua primeira tiragem, quinze reais, e será distribuído em escolas da rede pública de São Paulo e do Rio Grande do Sul. O texano conta que tem grandes expectativas sobre como será recebido seu trabalho: 

- A expectativa é alta. Na verdade esse foi um conto premiado, que concorreu ao prêmio Nebula nos Estados Unidos. Agora resolvi adaptar esse trabalho para os quadrinhos, então fiz toda a adaptação do roteiro e a Caroline fez toda a ilustração. Posso dizer que aprendi horrores trabalhando com ela, porque ela realmente é grande, tem um ótimo olho, um bom gosto para montar o layout das páginas. Com as prévias que já lançamos podemos notar que as pessoas estão gostando muito. Já ouvi a opinião de quadrinistas do exterior que estão adorando e elogiando muito o nosso trabalho. 

Ilustração: Carolina Mylius 
Quando é perguntado sobre se essa adaptação será o último projeto baseado no conto, Christopher nega, e diz que ainda tem muito mais para se produzir sobre esse universo: “Pretendo fazer um romance sobre toda a série, tem também um jogo de tabuleiro que vai sair, e há também o projeto do RPG e de game que pode ou não sair. Estamos em tratativas ainda pra ver alguma spin off nos quadrinhos também.” 

Guilherme Wunder
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

1 comentários:

  1. Reportagem muito bacana! Parabéns!
    Curioso esse processo de transformar um conto em uma graphic novel.
    Abraços

    ResponderExcluir