Ele é ilustrador, desenhista e colorista de histórias em quadrinhos aqui do Rio Grande do Sul. Nascido em Passo Fundo e residente de Porto Alegre, João Carlos Vieira, o popular João Azeitona, vem se tornando destaque e presença garantida em eventos de quadrinhos pelo Brasil e pelo mundo (enquanto essa matéria foi escrita ele estava participando da Argentina Comic Con).
Foto: Divulgação |
Azeitona foi uma das presenças da 4ª Multiverso Comic Con, que aconteceu em agosto de 2014, em Porto Alegre. Durante o evento, o ilustrador participou dos painéis ‘Quadrinhos na América Latina’ e de uma sessão de autógrafos. Além de trabalhar como quadrinista para o mercado norte-americano, João também trabalha em uma agência de publicidade aqui da capital gaúcha (DM9 Sul) e divide um estúdio com outros três desenhistas de Porto Alegre.
O fanzine ‘Adeus, Tia Chica!’ foi o trabalho que abriu as portas do mundo das histórias em quadrinho para o jovem Azeitona, que na época ainda tinha 32 anos. Esse projeto foi o primeiro do passo-fundense a receber uma indicação para o Troféu HQMix, feito que voltaria a se repetir outras vezes: “Depois disso veio uma série de fanzines que produzi junto com o Walter Pax e o Mateus Santolouco, que são ‘Zine Supreme’, ‘Zine Extreme’ e ‘Zine Obscene’, que também foram indicados ao HQMix.”
Trecho da HQ 'Robocop'. Arte: João Azeitona |
Mas nos últimos quatro anos o cenário mudou e agora o desenhista vem trabalhando com certa frequência para as editoras americanas. Segundo o próprio Azeitona, esses primeiros contatos se deram através de testes e indicações de parceiros que já estavam trabalhando para fora do país: “Mas acho que um dos principais diferenciais que pude apresentar foi ter uma galeria online dos meus melhores trabalhos sendo atualizada constantemente e sempre apresentando esse portfólio para mais e mais pessoas.”
Desde então não param de surgir trabalhos de destaque para o gaúcho. Em 2013 ele coloriu a minissérie ‘The Secret History of the Foot Clan’ das ‘Tartarugas Ninja’, para a editora IDW e também as novas HQs do ‘Robocop’, intitulada ‘Lembranças da Morte’, que saiu pela Boom Studios, também em 2013.
Guilherme Wunder
0 comentários:
Postar um comentário